terça-feira, 21 de outubro de 2014

Água invisível

Estamos vivendo uma grave crise hídrica.
Umidade em nível mínimo... Chuvas praticamente inexistentes...
Como resultado: a necessidade crescente de um racionamento de água e possivelmente de energia.
Mas não é apenas usando a água em nossas casas ou produzindo energia que consumimos esse recurso.
A cadeia produtiva dos alimentos e outros produtos exige mais água do que você imagina.
Dá uma olhada nisso:


 

A água que não vemos, mas que é usada em tudo o que é produzido, é chamada de pegada hidrológica, e precisa ser levada em conta para se fazer melhor uso desse recurso.


Fonte: Planeta Sustentável

 

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Uma grande epidemia

Estamos testemunhando o pior surto de Ebola já registrado.
E diante dos fatos, nunca é demais aprendermos sobre essa doença...


 



quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Curiosidades Animais # 1

 
FOTO: Brian Gratwicke

Os sapos-cururus da espécie Rhinella marina estão entre os maiores sapos do mundo, podendo atingir 25 centímetros de comprimento. São originários do sul dos Estados Unidos, América Central e Amazônia, mas foram introduzidos pelo ser humano em ilhas do Caribe, do Pacífico e na Austrália, onde são considerados pragas.


Informações obtidas em:
Ciência Hoje das Crianças On-line.

quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Hoje


15 de outubro
Dia do Educador Ambiental



No ambiente urbano das médias e grandes cidades, a escola, além de outros meios de comunicação, é responsável pela educação do indivíduo e conseqüentemente da sociedade, uma vez que há o repasse de informações, gerando um sistema dinâmico e abrangente a todos.
A população está cada vez mais envolvida com as novas tecnologias e com cenários urbanos perdendo desta maneira, a relação natural que tinham com a terra e suas culturas. Os cenários, tipo shopping center, passam a ser normais na vida dos jovens e os valores relacionados com a natureza não tem mais pontos de referência na atual sociedade moderna.
A educação ambiental se constitui numa forma abrangente de educação, que se propõe atingir todos os cidadãos, através de um processo pedagógico participativo permanente que procura incutir no educando uma consciência crítica sobre a problemática ambiental, compreendendo-se como crítica a capacidade de captar a gênese e a evolução de problemas ambientais.
O relacionamento da humanidade com a natureza, que teve início com um mínimo de interferência nos ecossistemas, tem hoje culminado numa forte pressão exercida sobre os recursos naturais.
Atualmente, são comuns a contaminação dos cursos de água, a poluição atmosférica, a devastação das florestas, a caça indiscriminada e a redução ou mesmo destruição dos habitats faunísticos, além de muitas outras formas de agressão ao meio ambiente.
Dentro deste contexto, é clara a necessidade de mudar o comportamento do homem em relação à natureza, no sentido de promover sob um modelo de desenvolvimento sustentável (processo que assegura uma gestão responsável dos recursos do planeta de forma a preservar os interesses das gerações futuras e, ao mesmo tempo atender as necessidades das gerações atuais), a compatibilização de práticas econômicas e conservacionistas, com reflexos positivos evidentes junto à qualidade de vida de todos.

Vamos repensar!


Fonte: Ambiente Brasil

 

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Lua de sangue

Na última quarta-feira, dia 08 de outubro, foi possível observar no céu, ao redor do mundo, a chamada "Lua de Sangue". O fenômeno é o resultado do espalhamento da luz solar para fora da atmosfera da Terra.
Veja a seguir alguns registros pelo mundo:

 
Lua de sangue sobre o Rio Moscou, na Rússia.


  Avião comercial passa abaixo da "LuaLua de Sangue" antes de pousar no aeroporto de
Lindberg Field em San Diego, na Califórnia (EUA).


Imagem registrada por volta das 19h, em Goiânia, mostra a sombra da Terra sobre a Lua.
(Foto: Paulo Roberto Dornelles Berni)


Fonte: Site "G1 - Ciência e Saúde" / Site "Notícias - Terra" - seção "Mundo"