terça-feira, 27 de maio de 2014

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Novas espécies

Veja algumas das novas espécies de animais identificadas em 2013.

O mamífero olinguito (Bassaricyon neblina), que é carnívoro e vive na copa de árvores nos Andes.
(Foto: Mark Gurney/BBC)


Um tipo de geconídeo (Saltuarius eximius), que pertence a família de répteis escamados. Ele tem uma longa cauda que o ajuda na camuflagem e seu habitat é no nordeste da Austrália.
(Foto: Conrad Hoskin/BBC)


 Descoberta na Costa Rica, essa nova vespa parasitoide teve seu nome - Tinkerbella nana - inspirado na personagem que acompanha Peter Pan, Tinkerbell (ou Sininho).
(Foto: Jennifer Read/BBC)


  Encontrado em cavernas a 900 metros do solo, na Croácia, esse caracol (Zospeum tholussum) não tem pigmento em sua concha e nem olhos. Ele rasteja alguns milímetros por semana.
(Foto: BBC/Reprodução)

Fonte: Site G1 - Ciência e Saúde

 

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Conhecendo o nosso relógio biológico

Que interessante!
Dê uma olhada neste curioso infográfico fornecido no site do programa Bem Estar: clique aqui!


Além de nos mostrar as diversas reações do nosso corpo ao longo do dia, a página ainda trás o estágio em tempo real do nosso relógio biológico. Ou seja, no horário em que você acessar a página, será apresentado a você de que forma provavelmente estará seu corpo. Muito interessante!
Vale a pena conferir e ainda refletir sobre como você organiza suas atividades durante o dia...



terça-feira, 20 de maio de 2014

A visão dos cães

É verdade que os cães enxergam em preto e branco?

Fotografia retirada do Google Imagens 

Isso não é verdade...
Os cães são capazes de enxergar cores, mas não todas as cores. Os cães apenas enxergam tonalidades de azul e amarelo, além dos tons de cinza.
Numa reportagem para a revista "Ciência Hoje das Crianças On-Line", o veterinário Gentil Ferreira Gonçalves, da Universidade Federal da Fronteira Sul, em Santa Catarina, explicou que o tipo de visão dos cães se explica pelo fato de esses animais possuírem mais bastonetes (células dos olhos responsáveis por captar as variações do cinza) do que cones (células responsáveis por captar as cores). Segundo Gentil, nós, seres humanos, possuímos cones de vários tamanhos e tipos, mas os cães somente têm dois tipos, referentes às cores azul e amarela.
Outra característica da visão dos cães é que eles têm dificuldade de enxergar com nitidez objetos que estão muito perto ou muito de longe. 

Fonte das informações: Revista Ciência Hoje das Crianças On-Line
 

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Imagem da semana # 4


 

O esguicho de uma baleia-jubarte forma um arco-íris durante a passagem do animal pelo Estreito de Juan de Fuca, no Oceano Pacífico, na fronteira entre Estados Unidos e Canadá.

Foto de Sara Shimazu
(Caters News/The Grosby Group)



terça-feira, 13 de maio de 2014

Como devemos tratar nosso lixo? # 1

Vamos ampliar nossas reflexões a respeito da produção de lixo em nosso planeta?
Numa série de postagens aqui no blog, buscaremos apresentar um conjunto de informações numa tentativa de mudar nossa relação com o que consumimos e descartamos.
Venha conosco!
 
Comecemos por uma compreensão básica...
 
 

Fonte: Ministério do Meio Ambiente



segunda-feira, 12 de maio de 2014

Perigo no mar!


QUANDO UM RAIO CAI NO MAR, ATÉ ONDE CHEGA SUA ELETRICIDADE?


De acordo com o geofísico Osmar Pinto Júnior, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE, um raio pode percorrer até três quilômetros no mar.
Isso significa que aquele alerta, que ouvimos desde sempre, relacionado a sair da água quando vem vindo uma tempestade, não é lenda não... Mesmo estando a uma distância grande de onde o raio atingiu a superfície da água, estamos correndo grave perigo!

Fonte: Ciência Hoje da Crianças On-Line

 

terça-feira, 6 de maio de 2014

Em prol do Pantanal e da água doce

Como parte do trabalho desenvolvido pela ONG WWF-Brasil para recuperar e proteger os rios da bacia hidrográfica do Paraguai, o personagem Chico Bento foi nomeado embaixador da proteção das nascentes do Pantanal.
A iniciativa é fruto da inédita parceria da ONG e a Maurício de Sousa Produções.
Por ser um amante da natureza, o personagem foi escolhido para envolver o maior número de pessoas, entre adultos e crianças, e transmitir a importância da preservação da água doce.


O bioma é considerado uma das 35 regiões globais prioritárias para a conservação da natureza pela Rede WWF por ser a maior planície alagável do mundo e reunir uma enorme biodiversidade de fauna e flora.
O Pantanal depende das suas nascentes para manter o seu rico ecossistema e preservá-las é essencial.

Acompanhe mais ações dessa campanha no site da WWF Brasil, clicando aqui

Fonte: WWF Brasil
 

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Animal mais rápido do mundo


Que estudo curioso...
Uma pesquisa realizada nos Estados Unidos identificou o que seria o animal terrestre mais rápido do mundo: o ácaro da espécie Paratarsotomus macropalpis.
Com o tamanho inferior ao de um grão de gergelim, essa espécie de ácaro é capaz de percorrer uma distância equivalente a 322 vezes o comprimento do próprio corpo em apenas um segundo!
Para termos uma ideia da velocidade desse ácaro, vamos pensar num guepardo... Conhecido por sua rapidez, o guepardo corre a uma velocidade de cerca de 95 km/h, por exemplo, percorrendo somente 16 vezes seu próprio comprimento por segundo...


Fonte: Site G1 - Ciência e Saúde

 




sexta-feira, 2 de maio de 2014

Imagem da semana # 3

 

Uma samambaia se desenrola lentamente sob a luz do sol típica da primavera na Nova Zelândia...
Fotografia de Tracey Robilliard, leitora da BBC.


Fonte: BBC Brasil