quarta-feira, 30 de abril de 2014

Imagem da semana # 2


Veja esses detalhes incríveis do crescimento de um fungo em um tronco de madeira na reserva Tarkine, na Tasmânia. Foto de Catherine Hill, leitora da BBC.


Fonte: BBC Brasil

 

terça-feira, 29 de abril de 2014

Como funciona o detergente?

Só com água não é possível limpar algo engordurado. Afinal, a água não se mistura à gordura, pois as partículas que formam essas substâncias – as moléculas de água e gordura – tendem a se afastar umas das outras. “O detergente, porém, reduz essa repulsão. Então, a gordura se mistura à água e é possível retirá-la”, explica Neide Miyazaki, do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz.
As moléculas de detergente têm uma parte que é atraída pela água e outra, pela gordura (veja o desenho abaixo). Ao pôr detergente sobre uma superfície engordurada e jogar água, parte da molécula de detergente se aproxima da gordura e parte da água, permitindo, assim, arrastar a gordura. 




Fonte: Ciência Hoje das Crianças OnLine
  

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Proteção ao nosso feijão

Alguns grãos dos tipos de feijão mais consumidos no Brasil foram levados até o Banco Global de Sementes Svalbard, localizado na Noruega. 



Um banco de sementes reúne inúmeros tipos de grãos de todo o mundo. Lá, eles são bem guardados, reservados em embalagens que ficam a uma temperatura de 20 graus negativos para impedir que estraguem. O Banco Global de Sementes Svalbard tem capacidade para armazenar cerca de 4,5 milhões de amostras de sementes e é considerado o mais seguro do mundo – sementes guardadas lá podem resistir por mais de mil anos. O local é protegido contra terremotos, enchentes e explosões nucleares.


Tanta preocupação com as sementes tem um motivo. Se, por alguma razão, uma semente importante para o homem (como o feijão) desaparecer, é só ir no banco e resgatá-la, intacta e pronta para germinar.


Fonte: Ciência Hoje das Crianças Online

 

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Imagem da semana # 1


Um registro interessante de Anna Sobotka... Uma árvore nasceu de dentro da cavidade de uma rocha, no Parque Nacional de Arches, em Utah - Estados Unido.


Fonte: BBC Brasil


quinta-feira, 24 de abril de 2014

Estudo interessante...

Um estudo publicado ontem, dia 23 de abril, revelou que as preguiças de três dedos - espécie endêmica na América do Sul e Central - têm um desenho abdominal único: suas vísceras são fixadas nas costelas inferiores de forma a impedir que sejam espremidas contra os pulmões enquanto ficam penduradas de cabeça para baixo.


Essa espécie de preguiça passa grande parte da vida pendurada pelas patas traseiras para alcançar as folhas jovens e tenras que crescem na ponta dos galhos.
Com seu metabolismo lento, a preguiça pode demorar um mês para digerir uma única folha e o animal é capaz de armazenar um terço de seu peso corporal em urina e fezes, que ela excreta cerca de uma vez por semana.



Fonte: site G1 - Ciência e Saúde

 

quarta-feira, 23 de abril de 2014

A dança do vagalumes

O fotógrafo Vincent Brady, de 25 anos, brincou com o tempo de captura da luz de sua câmera para fazer uma série impressionante de fotos de vagalumes.
As fotos foram feitas em dois locais, o lago de Ozarks, no estado americano do Missouri, e no Grand Ledge, em Michigan. O resultado é uma série cheia de graça e luz.

Veja algumas dessas produções...

 

 

 

Fonte: BBC Brasil


terça-feira, 22 de abril de 2014

Hoje...




O Dia da Terra vem ganhando cada vez mais importância desde que foi criado timidamente no início da década de 1970. Este ano, mais de 500 milhões de pessoas devem comemorar o Dia da Terra em 85 países.


segunda-feira, 21 de abril de 2014

Falando de Astrofísica...

Cientistas anunciaram a descoberta do primeiro planeta fora do Sistema Solar de tamanho similar ao da Terra e onde pode existir água em estado líquido, o que, em tese, o torna habitável.
O exoplaneta, denominado Kepler-186f, foi identificado por pesquisadores da Nasa usando o telescópio Kepler.

 Ilustração mostra como seria o planeta Kepler-186f
(Foto: NASA Ames/SETI Institute/JPL-Caltech)

O Kepler-186f, que orbita a estrela anã Kepler-186, fica na constelação do Cisne, a cerca de 500 anos-luz da Terra. Ele é o quinto e mais afastado de um sistema de cinco planetas, todos com tamanho parecido com o da Terra.

 Ilustração da Nasa mostra comparação entre a Terra e o Kepler-186f
(Foto: Nasa)


Fonte: Site G1 - Ciência e Saúde

 

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Você sabia que as baratas têm perfume?

As baratas, que quando aparecem costumam causar rebuliço e náuseas, têm perfume irresistível para… Outras baratas, é claro!
 

Os machos da espécie Leucophaea maderae, por exemplo, usam seu perfume para atrair e conquistar as fêmeas. O cheirinho especial sai de suas costas, debaixo das asas. 
As baratas, como outros insetos, percebem odores (e também sabores) por meio de suas antenas. Então, atraída pelo cheiro do macho, a fêmea chega bem perto dele, toca-o com suas antenas e sente outros aromas que revestem o corpo do macho.
As baratas fêmeas não acasalam com qualquer macho que aparece. Pelos odores que eles exalam, elas identificam aqueles considerados dominantes. Esses são os preferidos, escolhidos por oito entre dez baratas fêmeas, porque exalam até vinte vezes mais perfume que os dominados, ou seja, os vencidos em combate.
Os odores que as baratas exalam para atrair o sexo oposto são chamados feromônios e são produzidos por muitos outros animais também.


Fonte: Ciência Hoje das Crianças OnLine

 

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Lua de sangue

O continente americano viu nesta terça-feira, dia 15, um eclipse lunar conhecido como "Lua de sangue", quando o nosso satélite natural fica na sombra da Terra em relação ao Sol e ganha um tom avermelhado.
No Brasil, esse eclipse total pôde ser visto desde as 3h, por cerca de 78 minutos, de diferentes partes do país, principalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste.

 Lua vermelha vista de Burbank, na Califórnia, EUA
(Foto: Kevin Winter/Getty Images/AFP)

 
Os eclipses totais da Lua, quando o satélite cruza o cone de sombra da Terra, são pouco frequentes – o último ocorreu no dia 10 de dezembro de 2011. A última vez que aconteceu uma série de quatro eclipses lunares totais foi entre 2003 e 2004.
 
 Eclipse lunar é visto em Brasília, parecendo uma bola de basquete sobre a estátua de JK
(Foto: Ueslei Marcelino/Reuters)
 
 
Este é primeiro de uma série de quatro eclipses lunares que deve ocorrer, aproximadamente, a cada 6 meses e se repetir apenas sete vezes neste século. O próximo eclipse total está previsto para o dia 8 de outubro.
Ainda este ano, também será possível observar dois eclipses solares – um em abril e outro em outubro.

Veja AQUI uma galeria de fotos desse incrível eclipse lunar.


Fonte: Site G1 - Ciência e Saúde
 
 

segunda-feira, 14 de abril de 2014

INFORMATIVO: Dengue

Com vários casos confirmados no Brasil nas últimas semanas, em especial no estado de São Paulo, é sempre importante discutirmos sobre essa doença. Quanto mais a conhecermos, melhor poderemos combatê-la.



sexta-feira, 11 de abril de 2014

A prática de coletar conchas


Se você gosta de catar conchinhas quando passeia pela praia, está na hora de repensar.
Um estudo feito por pesquisadores da Espanha e dos Estados Unidos mostrou que este hábito pode prejudicar animais que usam as conchas como abrigo.

 
Segundo o geobiólogo e coautor do estudo, Michal Kowalewski, da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, a falta de conchas na praia pode prejudicar muitos seres vivos. “As conchas proporcionam abrigo para peixes e caranguejos e são habitadas por vários pequenos organismos que as usam como abrigo ou fonte de cálcio”, explica ele. “Além disso, também servem como superfície para plantas marinhas, como a grama do mar”.
Michal também explica que, como o ambiente ao redor da praia não se modificou ao longo do tempo, a queda no número de conchas provavelmente está associada ao aumento de visitantes.


Fonte: Ciência Hoje das Crianças - On-line

 

quarta-feira, 9 de abril de 2014

A origem dos leões modernos

 

A origem e a história dos leões modernos foi revelada
por uma equipe internacional de cientistas.


Uma análise genética de leões vivos e espécies conservadas em museus confirmou que o ancestral mais recente dos leões modernos viveu há cerca de 124 mil anos.
Os leões modernos evoluíram em dois grupos: um vive nas partes leste e sul da África e o outro inclui leões das regiões central e oeste da África e da Índia.

O segundo grupo está ameaçado e isto significa que metade da diversidade genética dos leões modernos corre o risco de extinção.

Leia a reportagem completa AQUI.


Fonte: BBC Brasil


terça-feira, 8 de abril de 2014

Por que a semana tem sete dias?

 

A resposta está no céu! Ao olharem para a Lua, povos antigos notaram que ela mudava de forma em intervalos regulares de tempo: aparecia cheia como uma bola (lua cheia), depois ia diminuindo até ficar pela metade (quarto minguante), continuava a diminuir até virar um aro bem fininho e desaparecer (lua nova) e, em seguida, voltava a crescer até ficar pela metade (quarto crescente). A separação entre cada fase dura sete dias e algumas horas e é resultado do movimento da Terra em torno do Sol. 

Talvez só isso já fosse suficiente para que o homem contasse períodos de sete dias, mas houve outro fator importante. Da Terra, observamos sete astros que se movem no céu – o Sol, a Lua e os cinco planetas que podemos avistar a olho nu: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno. Os antigos babilônios (povos que viveram na região onde hoje é o Iraque) acreditavam que cada um dos dias era regido por um desses astros.

Na maioria das línguas latinas – isto é, que têm origem na Roma Antiga –, os dias da semana recebem nomes que homenageiam os deuses romanos simbolizados por esses corpos celestes. Em espanhol, por exemplo, segunda-feira é lunes, ou “dia da Lua”. Terça-feira, em francês, é mardi, que quer dizer “dia de Marte”. E assim por diante.

Depois de saber disso tudo, você ficou convencido de que a semana deve ter sete dias? Pois saiba que nem todo mundo concorda. Ao longo da História, diversos povos adotaram semanas com durações bem diferentes. Alguns antigos habitantes da Europa, como os celtas, os etruscos e os primeiros romanos, tinham semanas de oito dias. Outros, como os povos bálticos, adotavam semanas de nove dias. Há, ainda, registros de semanas de dez dias entre chineses e egípcios antigos. E até hoje, os javaneses – habitantes da ilha de Java, na Indonésia – têm semanas de cinco dias, que eles chamam de ciclo de Pasaran.

Fonte: Ciência Hoje das Crianças - On Line


segunda-feira, 7 de abril de 2014

Hoje...


Feche a torneira! # 2


Vamos continuar pensando a respeito da conservação da água?
Veja mais algumas dicas...


REUTILIZE SEMPRE QUE POSSÍVEL
Assim como a água da chuva, a usada para lavar roupas é excelente para limpar o chão e o vaso sanitário – e já vem com sabão! Quando usar a máquina, direcione o cano de despejo para um balde.

FIQUE ATENTO AOS GASTOS INDIRETOS
São necessários 15 mil litros de água para que apenas 1 kg de carne bovina chegue à sua mesa. O mesmo volume é gasto para produzir uma calça jeans, por exemplo. Cortar todo e qualquer gasto supérfluo é a melhor solução para economizar água e dinheiro e reduzir a poluição.

CONVENÇA OS VIZINHOS
Se você mora em apartamento e a conta é dividida entre os condôminos, sugira métodos de economia nas reuniões do prédio. Para motivar o pessoal, o resultado pode ser fixado nos murais e compartilhado com todos. Se ainda assim o síndico notar que a conta está muito acima do normal, solicite a visita da companhia de água para descobrir o que está acontecendo. Outra dica é verificar a possibilidade de instalação de registros individuais. Daí, a conta vem separada para cada apartamento e fica mais fácil controlar os gastos.


Fonte: Instituto Akatu
 

sexta-feira, 4 de abril de 2014

Um estudo interessante sobre as zebras



As zebras têm suas listras para evitar que sejam atacadas por mosquitos, segundo um novo estudo que pretende encerrar um debate que já dura cerca de 140 anos.
A discussão sobre como as zebras conseguiram seu visual característico foi iniciada na década de 1870 pelos criadores da Teoria da Evolução, Charles Darwin e Alfred Russel Wallace. Desde então, as listras já foram vistas como camuflagem contra predadores, uma maneira de repelir o calor ou um indicativo de identidade de grupo.
Mas um novo estudo, publicado na revista "Nature Communications" na última terça-feira, dia 1º de abril, indica que o verdadeiro papel das listras é evitar mosquitos parasitas. Experimentos realizados em 2013 mostraram que os insetos evitam superfícies listradas, preferindo as lisas.
A pesquisa, liderada por Tim Caro, da Universidade da Califórnia, indica que não existe uma solução definitiva para o mistério, mas que a teoria apresentada é a melhor aposta.
Apesar de as zebras habitarem frequentemente a mesma região que dois tipos de mosquitos - Tabanus e Glossina - que se alimentam do sangue de animais equinos, e de sua pele ser mais fina do que outras espécies, a quantidade de sangue de zebras encontrado nos insetos foi menor do que nas outras espécies.
Sobre as outras teorias, o texto diz que não existe uma evidência consistente para as funções de camuflagem, gerenciamento de calor ou interação social.

Fonte: Site G1 - (globo.com)

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Feche a torneira! # 1


A escassez de chuva neste início de ano nos fez perceber como esse recurso natural é precioso e precisa ser preservado. O uso consciente da água passou a ser ainda mais necessário e urgente.
Vamos agir!
Feche a torneira!


Vamos conhecer algumas dicas?


CONSERTE SE PRECISAR
Uma torneira pingando uma gota d’água a cada dez segundos é capaz de encher uma máquina de lavar-roupas por dia. No seu bolso isso representa – pasme! – um gasto de cerca de R$ 1.200 ao ano! Portanto, trate de consertar o que for preciso para resolver o problema. 

PARE DE RECLAMAR DA CHUVA
E aproveite toda essa água gratuita. Ela pode ser usada para lavar o chão, o tapete, o carro, regar as plantas... Se você mora em casa e está disposto a gastar um pouquinho, instale uma cisterna para a captação da água da chuva.

RESGATE A VASSOURA
Lavar a calçada com mangueira? Nem pensar! O acessório gasta mais de 500 litros de água em meia hora. Recorra à vassoura e, se necessário, utilize um balde para jogar a água no chão. 

LAVE LOUÇA À MODA ANTIGA 
Deixar a torneira aberta desperdiça de 12 a 20 litros de água por minuto. Por isso, encha a pia de água e ensaboe todos os utensílios. Só depois enxágue-os de uma vez. Se você tem lava-louças, nunca use a máquina sem que ela esteja com a capacidade totalmente preenchida. As mais modernas já têm a função “eco”, que consome menos energia e água.


Fonte: Instituto Akatu

- See more at: http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Feche-a-torneira-revista-maxima#sthash.AVxcGA9a.dpuf


 
Conserte, se precisar
Uma torneira pingando uma gota d’água a cada dez segundos é capas de encher uma máquina de lavar roupas por dia. No seu bolso isso representa – pasme! – um gasto de cerca de R$ 1.200 ao ano. Portanto, trate de consertar o que for preciso para resolver o problema. Instalar uma arejador nas saídas de água também é uma boa opção: ele faz gastar menos e aumenta a pressão. Procure o acessório em lojas especializadas.
Mande o óleo para o lugar certo
Informe-se com a prefeitura da sua cidade sobre os locais que fazem coleta de óleo de cozinha usado. O site www.ecoleo.org.br indica “ecopontos” espalhados por todo o país. Quando despejado no ralo, cada litro pode contaminar até 25 mil litros de água.
Economize no banho (o seu e o do seu cão)
Você já sabe que tomar banho rápido, em até cinco minutos, dá uma baita diferença na conta de água e de luz. Mas o seu cachorrinho também precisa colaborar na economia! “Higienizá-lo a cada 15 dias é o suficiente. Mais do que isso, o cão pode até desenvolver doenças de pele, que em casa não conseguimos secá-lo corretamente”, alerta a veterinária Cláudia Pregnolato (SP).
Pare de reclamar da chuva
E aproveite toda essa água gratuita. Ela pode ser usada para lavar chão, tapete, carro, regar as plantas... Se você mora em casa e está disposta a gastar um pouquinho, instale uma cisterna para a captação do líquido.
Resgate a vassoura
Lavar a calçada com mangueira? Nem pensar! O acessório gasta mais de 500 litros de água em meia hora. Recorra à vassoura e, se necessário, utilize um balde para jogar a água no chão.
- See more at: http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Feche-a-torneira-revista-maxima#sthash.AVxcGA9a.dpufma torneira pingando uma gota d’água a cada dez segundos é capas de encher uma máquina de lavar roupas por dia. No seu bolso isso representa – pasme! – um gasto de cerca de R$ 1.200 ao ano. Portanto, trate de consertar o que for preciso para resolver o problema. Instalar uma arejador nas saídas de água também é uma boa opção: ele faz gastar menos e aumenta a pressão. Procure o acessório em lojas especializadas.
Mande o óleo para o lugar certo
Informe-se com a prefeitura da sua cidade sobre os locais que fazem coleta de óleo de cozinha usado. O site www.ecoleo.org.br indica “ecopontos” espalhados por todo o país. Quando despejado no ralo, cada litro pode contaminar até 25 mil litros de água.
Economize no banho (o seu e o do seu cão)
Você já sabe que tomar banho rápido, em até cinco minutos, dá uma baita diferença na conta de água e de luz. Mas o seu cachorrinho também precisa colaborar na economia! “Higienizá-lo a cada 15 dias é o suficiente. Mais do que isso, o cão pode até desenvolver doenças de pele, que em casa não conseguimos secá-lo corretamente”, alerta a veterinária Cláudia Pregnolato (SP).
Pare de reclamar da chuva
E aproveite toda essa água gratuita. Ela pode ser usada para lavar chão, tapete, carro, regar as plantas... Se você mora em casa e está disposta a gastar um pouquinho, instale uma cisterna para a captação do líquido.
Resgate a vassoura
Lavar a calçada com mangueira? Nem pensar! O acessório gasta mais de 500 litros de água em meia hora. Recorra à vassoura e, se necessário, utilize um balde para jogar a água no chão.
- See more at: http://www.akatu.org.br/Temas/Agua/Posts/Feche-a-torneira-revista-maxima#sthash.AVxcGA9a.dpuf

quarta-feira, 2 de abril de 2014

Para começar analisando nossos hábitos...



Pesquisa britânica indica que pessoas que passam muito tempo "vidradas" em seus smartphones podem estar aumentando os riscos de danos aos olhos.

O alerta diz respeito também ao uso excessivo de outros dispositivos como computadores, tablets e TVs de tela plana, que pode provocar danos de longo prazo. A advertência deriva de uma pesquisa britânica feita com 2 mil participantes, que indica que pessoas com menos de 25 anos checam seus telefones 32 vezes por dia. "A luz azul violeta que brilha na tela dos smartphones é potencialmente perigosa e tóxica à parte de trás de seus olhos", diz o oftalmologista Andy Hepworth. "Por isso, uma longa exposição pode, potencialmente, causar danos aos olhos." Segundo ele, testes mostraram que exposição à luz azul violeta em excesso pode nos colocar em maior risco de degeneração macular, uma das principais causas de cegueira.


OLHOS FIXOS NA TELA 

Oftalmologistas afirmam também que, apesar da "boa" luz azul (azul turquesa) ser necessária para ajudar a regular o relógio biológico, acredita-se também que uma longa exposição à luz azul violeta pode afetar os padrões de sono e o humor. "É a combinação de não piscar o suficiente e colocar o dispositivo a uma distância menor do que você normalmente colocaria outros objetos. Isso força a vista." 


Fonte: BBC Brasil